sábado, junho 24, 2006

A importância do "Não sei".

MAX GEHRINGER - Revista Exame
Enviado por mail pela querida Larissa Prado.

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena:
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali­...íí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:
- Será que vai chover hoje???
- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:
- O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é Marketing:
- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia:
- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos:
- uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade:
- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas":
- então seu lugar é na Área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa.De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta,seja ela qual for, para qualquer situação.
Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difí­ceis de se aprender na vida corporativa. Por quêª?
Eu sinceramente "não sei".

"Não tem ninguém que mereça..."


Semana passada, um assunto tomou conta de minhas discussões, com quem quer se seja: falar o que está incomodando...e falar para o responsável pelo incômodo. Me questionaram se isso adiantava - fazer perguntas para esclarecer uma situação mesmo sabendo que o outro pode muito bem (e descaradamente) mentir.

Eu sempre digo que sim. Porque não tem nada pior do que estar em dúvida e remoendo algo que pode nem existir. Mesmo que o outro minta, você se exime de um possí­vel culpa por omissão. O importante é falar e não deixar que te acusem de não ter pedido as respostas, sejam elas verdadeiras ou não...

Outra coisa na qual ando refletindo é sobre o perdão para quem mente com "as melhores intenções", rs. Até que ponto, isso é possí­vel? Como acreditar nas garantias de que o sujeito (ou sujeita)não vai mentir mais. Mania que as pessoas têm de achar que a verdade dói! Dói sim, mas é menos pior que uma mentira bem intencionada.

Nessas horas sempre me faço e faço aos outros a pergunta do deprimido do Nietzsche (ele de novo!): "Quanta verdade você é capaz de suportar"?

Bicho de Sete Cabeças

Composição: Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Renato Rocha

Não dá pé não tem pé nem cabeça
não tem ninguém que mereça
não tem coração que esqueça
não tem jeito mesmo
não tem dó no peito
não tem nem talvez ter feito
o que você me fez desapareça
cresça e desapareça
Não tem dó no peito
não tem jeito
não tem ninguém que mereça
não tem coração que esqueça
não tem pé não tem cabeça
não dá pé não é direito
não foi nada, eu não fiz nada disso
e você fez um bicho de sete cabeças
Não dá pé não tem pé nem cabeça
não tem ninguém que mereça
não tem coração que esqueça
não tem jeito mesmo
não tem dó no peito
não tem nem talvez ter feito
o que você me fez desapareça
cresça e desapareça
bicho de sete cabeças, bicho de sete cabeças
bicho de sete cabeças

domingo, junho 18, 2006

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite...


1 - "Quando você coloca na boca, o negócio cresce". Lu
2 - "Na primeira vez, você não consegue engolir". Lu de novo.
3 - "Se você errar, eu te como!". Paulinho para Claudio.
4 - "Bota atrás por favor". Lu tava que tava.
5 - "O negócio é grande". Paulinho.
6 - "Nesta hora não passa carro. Não tem problema de ser atropelado". Fred (ele fala!!)
7 - "Cadê meu negocinho azul?". Claudio, que nem tão velho assim a ponto de precisar de negocinho azul, rs.


Então, no último sábado, eu me vi sozinha em casa...a amiga que mora comigo está viajando e a outra amiga (aquela de todas as horas) tava meio que em lua de mel e eu sobrei. As horas foram passando e nenhuma ligação (na verdade até teve, mas o sujeito não me interessa). O desespero começou a bater: "ninguém me ama"!!! E veio um desejo de cortar os pulsos, mas com uma faca amolada, rs. Contudo, eis que um aviso no msn me salva. Era Lu, respondendo que não sabia o que fazer. Logo depois entram as outras figuras e aí­, como estava frioe sábado emBrasília é© praticamente parado, resolvemos fazer uma festinha aqui em casa mesmo. Eles trouxeram o álcool (vodka de todas as cores), que juntou com o vinho que já tinha aqui e o resultado: muita risada, Lu ganhou duas de mim no perfil, Claudio é o verdadeiro passa mal, o Fred falou comigo e o Paulinho ficou meio ocupado hahahaha...Os últimos saí­ram quase seis da manhã. E no meio disso tudo, as frases acima! È claro que foram ditas dentro de um contexto, mas eu prefiro deixá-las soltas assim...para dá asas à imaginação da galera :D

segunda-feira, junho 12, 2006

Chatice do Dia: Ser torcedor de Copa é brega!

Corro o risco de ser chamada de antipatriota, mas tá difí­cil sair de casa pra torcer pelo Brasil parecendo um periquito da testa amarela (eu tinha um quando era criança, rs). Primeiro que devido a certo trauma, me desliguei um pouco de futebol e sempre digo que só consigo parar para assistir os jogos do Brasil na Copa a partir das oitavas de final.

Nem os jogos do Palmeiras vejo mais. Mesmo porque tô evitando ficar deprimida. Há alguns dias venho acompanhando a animação da galera para enfeitar ruas, casas e carros (como todo torcedor que se preze, dizem). Hoje vi várias carros com o capô coberto por uma bandeira...achei brega, mas é Copa!! E nada mais chato do que achar a Copa chata, rs.

Acontece que o que também vi hoje está além do entendimento de que "vale tudo para torcer pelo Brasil". Numa clí­nica de radiografia, a recepcionista conseguiu pintar nas unhas com a bandeira do Brasil. Ela tava vestida com um blaser e calça pretos, por dentro uma blusinha azul, verde e amarela, mesmas cores do prendedor de cabelo. Argh! Mas aquelas unhas...doí­a só³ de olhar! Tive um problema com um dos carinhas, que me tratou mal (grosso!) lá¡ e reclamei muito. Todos me deram razão e pediram mil desculpas. Eu devia ter aproveitado também para reclamar das unhas da mulher. Ela não tem amigas, só pode! Porque eu não deixaria uma amiga minha sair na rua com as unhas pintadas daquele jeito. Ganhou o prêmio mundial da falta de bom senso.

Mas enfim, acho que o povo deveria usar só a camisa da seleção, em dias de jogos, e olhe lá. Pulserinha verde e amarela também não dá. Sei lá, agride a vista, rs. E eu também estou preocupada com toda esta euforia. Em 1998 foi assim mesmo e deu no que deu. Preferiria o clima de 2002. Quando ninguém acreditava (e nem pintava as unhas de verde e amarelo), o Brasil trouxe a tal taça pra gente. Bom, apesar da "bregalhada" no jeito de vestir dos torcedores, tomara que dê tudo certo e valha a pena pagar tanto mico, rs.

sexta-feira, junho 09, 2006

O orkut é o paraí­so dos chatos!


Eu gosto do orkut...acho que foi uma grande sacada do tal turco. Salvou minha vida em Brasí­lia, conheci muita gente legal, reencontrei muitos amigos perdidos e posso ter contato com a famí­lia. Mas, honestamente, quando entro no orkut percebo que não sou tão chata assim.
Porque acho que mais chatos são aquelas pessoas que insistem em usar o orkut para divulgação de coisas inúteis. È festa promovida por fulano, aula de dança do beltrano e ciclano que está vendendo sua coleção Barsa 1995. Argh! Modero uma comunidade grande e é incrível o número de tópicos inúteis que tenho de apagar todo dia, mesmo tendo avisado que tais besteiras são apagadas.
E os carentes? Ah, esses são os piores. Vivem te convidando para as comunidades paga sapos, vivem deixando scraps de figurinhas, florzinhas e tudo quanto é tipo de besteira que não querem dizer nada com nada. Já avisei que eu apago tudo, mas não adianta! E os que cobram scraps, testemunhos? Têm também os que usam os e-mails de sua rede de amigos para mandar spams, com aquelas mensagens meladinhas, pedindo pra você parar e perceber o quanto o mundo é lindo, olhe as borboletas voando e todo tipo de mensagem auto-ajuda que me fazem perder mó tempão apagando, pois convenhamos: quem é que tem tempo para ler essas coisas? Eu não tenho!!
Ah, jogo do Add deveria se chamar "Jogos dos Carentes", assim como outros jogos que pedem para outra pessoa dizer se beija ou não beija, come ou não come, qual a foto mais bonita do álbum e por aí­ vai...
Tem ainda os que vêm te pedir explicações pelas coisas que te deixam nos scraps...eu heim! Eu (ainda) não adotei a polí­tica do "scraplido éscrap apagado porque ainda não tive problemas com isso. Minhavida é m livro aberto e quem quiser fuçar, que fique à vontade, mas já tenho a resposta na ponta da lí­ngua quando vem um mexeriqueiro me encher: "Por que você quer saber isso?" É tiro e queda! rs.