terça-feira, janeiro 30, 2007

Ah, o amor...bem cantado!!!


O grandioso Oscar Wilde uma vez disse, por meio de um dos personagens mais cínicos, bem-humorados e com apuradíssimo senso de realidade que já conheci nos livros - o lorde Henry Wotton, de O Retrato de Dorian Gray (1891) - que "a 'grande paixão' é privilégio dos que não têm o que fazer". Pois bem, em homenagem àqueles que têm tempo para amar e que, além disso, resolveram compor em homenagens aos seus amados, destaco as músicas que falam de amor e que considero de muito bom gosto.

Como bem me lembrou o leitor Saraiva, o amor é piegas! E, portanto, não vou contestar isso aqui. Ocorre que há muitos compositores sim capazes de compor algo inteligível que, mesmo piegas, até eu consigo entender, apesar de não estar amando como a Baby! Aliás, destaco as músicas em homenagem a todos os apaixonados.

1 - "Não se afobe, não/ Que nada é pra já/ O amor não tem pressa/ Ele pode esperar em silêncio/ Num fundo de armário/ Na posta-restante/ Milênios, milênios/ No ar"
(Futuros Amantes - Chico Buaque)

*
Sei que citar Chico é covardia, já que o cara é um dos que sabem como ninguém como falar de amor. E com um bom gosto que chega a ser insuportável. Só coloco um trecho pra citar a canção, mas ela todinha é linda! "Não se afobe, não/Que nada é pra já/Amores serão sempre amáveis/Futuros amantes, quiçá/Se amarão sem saber/Com o amor que eu um dia/Deixei pra você"

2 - "Então me diga se você ainda gosta de mim/ Porque de você eu gosto/ E isso não pode ser assim tão ruim/ (...)/ Há quanto tempo conheço você/ Há quanto tempo eu ainda vou precisar/ E eu dependo do que eu não entendo/ Eu pretendo apenas que você saiba que isso é meu amor"
(Me diga - Nando Reis)

*
Citar Nando Reis também é covardia. Acho que ele é um exemplo de que como se pode fazer música de maneira simples, sem precisar rebuscar muito (já que muita invenção faz as músicas ficarem esquisitas e aí capaz de eu - e muita gente, mesmo as apaixonadas - não entenderem). Ele não é obcecado pelas rimas e elas aparecem na música suavemente, sem precisar de combinação de ar com ar, eia com eia, ia, com ia e por aí vai...rs.

3 - "O sistema é "maus", mas minha turma é legal/ Viver é foda, morrer é difícil/ Te ver é uma necessidade/ Vamos fazer um filme/ E hoje em dia como é que se diz eu te amo"
(Vamos fazer um filme - Legião Urbana)

*
Ah, vai fazer uma música bonitinha assim lá na casa do ca%$#...Ainda ouço uns "sem-noção" dizerem que Renato Russo fez música para os suicidas. Que absurdo! O cara sabia falar de amor...e muito bem!

4 - "A esperança ainda é presente/ Em todo lugar/ Como a firmeza sincera/ Que existe no teu olhar/ Que me fere/ Trazendo a verdade/ E a verdade é que sou como um barco a esperar"
(Leme Ideal - Essence)

* Essa banda é de Manaus e, se não me engano, não existe mais...pelo menos não a formação original. Segundo informações do Dante, o cara mais pop de lá, o Claudio Neder, um dos autores dessa música e vocalista, já era. Enfim, gosto dessa música... é pop, é verdade (O Amor é Pop), mas prova que não são somente as bandas e autores consagrados que merecem respeito pelas coisas boas que criam.

5 - "Por você eu dançaria tango no teto/ Eu limparia os trilhos do metrô/ Eu iria a pé do Rio a Salvador/ Eu aceitaria a vida como ela é/ Viajaria a prazo pro inferno/ Eu tomara banho gelado no inverno" (Por você - Barão Vermelho)

*
Olha aí como eu sou previsível. Como praticamente todo mundo, eu adoro essa música. Muito fofa!!!! Aliás, Barão é uma banda que sabe cantar boas músicas, sempre com muito bom gosto!

6 - "Quando eu te vi o sonho aconteceu/ Quando eu te vi meu mundo amanheceu/ Mas você partiu sem mim/ E sei que estás em algum jardim/Entre as flores..." (Uma vez mais - Colina)

Pra provar que não sou tão intolerante assim com as músicas breguinhas, principalmente com as que falam de amor. A banda (autora da composição) é de Brasília e canta uma versão incomparavelmente melhor que a versão cantada pelo Ivo Pessoa (que é um bom cantor, mas só me lembra a Angélica, irgh!). A música é triste (realmente lembra a morte e também, um beija-flor, rs), mas faz bem aos ouvidos e vai fazer falta se não for cantada nos shows da Colina.

Pra encerrar, senão passo anos aqui....

"Entre as coisas mais lindas que eu conheci/ Só reconheci suas cores belas quando eu te vi/ Entre as coisas bem-vindas que já recebi/ Eu reconheci minhas cores nela, então eu me vi/ (...)/ E as coisas lindas são mais lindas/ Quando você está/ Hoje você está/ Onde você está/ As coisas são mais lindas"
(As coisas tão mais lindas - Nando Reis)

*
Nando de novo! Mas não sei se ele alguma vez gravou essa música. Ela foi divinamente interpretada pela Cássia Eller (claro), no cd "Com você...meu mundo ficaria completo". Quando se ouve essa música, até parece que tudo fica mais colorido. Realmente "as coisas são mais lindas", hehehe...Que brega!!!!

Bom, essas foram só algumas...Ainda existe muita música boa por aí...

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Algumas músicas que eu não consigo entender


Se encontrasse o gênio da lâmpada e tivesse apenas um pedido a fazer, pediria mais inteligência, muito mais. Quem sabe assim eu entenderia o que certos autores quiseram dizer em algumas canções. Ou gostaria de entender como alguém consegue fazer algo tão piegas, e ainda cantá-las. Como não consegui descobrir os autores, tô citando somente as bandas intérpretes.

A seguir, as pérolas:

"Noite de lua cheia/ Eu vou fazer um castelo de areia/ Um luau na beira da praia/ Pra te encontrar minha linda sereia/ (...)/ É preciso ter fé/ É preciso regar/ Segura essa batida/ Para poder viajar/"
(
Linda Sereia - Manjaro)

* Essa banda é de Brasília, mas com certeza a música foi feita pra uma mulher fora daqui, já que não temos praia. As primeiras quatro estrofes são muito piegas e as outras três...humm...não entendi não! Tem um crítico de música de uma certa revista semanal que diz que os brasileiros, quando fazem reggae, conseguem piorar algo que já é muito ruim. Eu concordo plenamente com ele!

"Anda, enquanto o dia acorda a gente ama/ Tô pronto pra te ouvir aqui na cama/ Te espero, "vâmo" rir de todo mundo/ Neste quarto tão profundo..."
(Palavras de um futuro bom - Jota Quest)

* Nunca vi uma banda pra cantar tantas pérolas quanto o Jota Quest. Só coloco esses três exemplos porque não posso perder tanto tempo (além do que já perco) procurando coisas bizarras cantadas por eles. Na primeira música, não entendo o que o cara quer dizer com "quarto profundo". Que coisa. E outra: onde está a mulher que ele chama pra cama? Será que está vomitando no banheiro depois de dormir com um cara que canta isso?

"Me levantei antes do sol/ Para poder vê-lo surgindo/ Trazendo clara luz/ Iluminando seu sorriso/ Chego com um som suave/ Soprando teu ouvido/ Como brisa da tarde/ Trazendo o céu noturno/ Preso à tua calma órbita/ Quero te ver brilhar no céu/ Uma estrela vermelha num pedaço de papel..."
(
Daqui para sempre - Idem)

* Essa é uma incógnita. Primeiro que nunca vi sol com luz escura. Outra: sacanagem ser acordada tão cedo: "Chego com um som suave/ Soprando teu ouvido/ Como brisa da tarde/ Trazendo o céu noturno"/ Sem dúvida, o cara é um mala. Mas o melhor mesmo é "calma órbita". Como assim???


"Voe por todo mar e volte aqui/ Voe por todo mar e volte aqui...pro meu peito"

(O vento - de quem, de quem de quem???? Jota Quest, claro)

*Essa música é famosa. Critico desde sempre. É uma declaração de amor a uma pombinha? Ou quem sabe é uma águia, como no filme "O feitiço de Áquila"? Estranho, muito estranho!


"Vou com os outros para o abate/ O meu dono vai lucrar/ Seja cedo ou tarde/ Quando isso vai mudar?"
(Brinquedo Torto - Pitty)

* Meu lindo pai era pecuarista. E o verso dessa música só me lembrou as festas que ele fazia na fazenda. Uma vaca era escolhida pra ser abatida e se transformar num delicioso churrasco. Estaria a Pitty se denominando uma vaca???? Olha só, perguntar não ofende, né?

Quando ficar novamente sem ter o que fazer, coloco mais pérolas :)

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Ah, quanta chatice...

* Impressionante a capacidade que o brasileiro tem para perder tempo com bobagens. Não aguento mais ouvir falarem dessa "polêmica" do Daniela Cicarelli versus You Tube. Já pensou se essa galera usasse essa indignação toda para protestar contra os altos impostos que pagamos, a violência no País, crianças passando fome, etc???
Putz, problemas que não nos faltam...Mas, enfim, não quero ser mais demagoga; só sei que o assunto deveria ter sido enterrado quando o site voltou ao ar. Tem gente até ameaçando boicotar o programa dela na MTV, como se isso fosse algum sacríficio. Ai, ai..
Ainda tem a pronúncia de You Tube da Cristiane Pelajo, do Jornal da Globo?? Argh!!!


* De forma alguma tô de mau-humor hoje (é ruim, viu? rs), mas dá pra aguentar alguém te convidando logo cedo pra entrar em comunidade paga sapo para participante do Big Brother??? E ainda pedir pra divulgar??? Tá certo que era só apagar o recado e seguir a vida, mas que irritou, isso irritou.

* Voltei de Manaus. Gosto de lá porque amo rever minha família e meus amigos. Mas tem coisa mais chata do que responder "por que você está tão magrinha"? Caraca, a pessoa malha pesado, deixa de comer as coisas gostosas por causa das calorias e do mal que fazem para saúde, tá se achando linda e vem alguém com uma pergunta dessas??? Cúmulo da falta do que fazer...