domingo, setembro 30, 2007

Homens de Brasília - Parte 2


Continuando o post anterior.

- Homens de Brasília mentem com uma facilidade digna de Oscar, o prêmio. Não sabem o que querem e inventam mil desculpas só pra não dizer o que querem dizer.

- Se um homem de Brasília te convidar para sair na sexta e ainda for quarta-feira, na sexta de manhã dê uma ligada pra ele e pergunte se o programa ainda está de pé. Isso porque é muito provável que ele já tenha arrumado um programa que ele ache melhor e vai te avisar somente em cima da hora, não dando tempo de você arrumar outro programa para esse dia.

- Eles vão morrer negando, mas homens de Brasília adoram as periguetes, as que usam salto acrílico, são obcecadas por malhação e loiras de farmácia. Tem os que dizem só gostar de rock e mpb, mas não saem das micaretas, festas de funk e dos pagodes...tudo para encontrarem aquelas que adoram esses ritmos.

- Homens de Brasília não têm paciência para programas culturais e/ou filmes europeus ou ainda, os premiados em festivais alternativos de cinema.

- Homens de Brasília adoram boates da moda, os bares do Pontão do Lago Sul e só faltam morrer quando não conseguem ingresso para eventos disputados como corridas da Stock Car ou rave do Dj Tiesto ou Raja Ram (aliás, este último faz show aqui quase todo mês, rs).

- Muitos homens de Brasília vão pro Líbanus (bar) e para o Pontão do Lago Sul de bermudas coloridas, camiseta usadas como abadás em micaretas e chinelão, achando que estão passeando no calçadão de Copacabana.

- Homens de Brasília não te convidam pra sair para dançar. E se você sair pra dançar, leve seu par, porque os homens de Brasília não puxam as mulheres pra dançar...e se puxarem, já sabe...

- Por incrível que pareça, homens de Brasília não conversam muito sobre política. O máximo que fazem é repetir o que eles ouviram em algum lugar, sempre com frases prontas.

- Homens de Brasília (e até os que não são de Brasília) quando começam a namorar, esquecem amigos, família e todos aqueles com quem eles faziam questão de encontrar todos os dias quando estavam solteiros.

- Homens de Brasília são exigentes com as mulheres: Elas precisam ser magras, malhadas, ter cabelo liso, usar roupas da moda, enfim, melhores que deusas. Mas em geral, eles não têm as qualidades na mesma proporção. É até engraçado: os mais exigentes são fumantes, barrigudos, sedentários, têm cabelo esquisito e gosto duvidoso.

- Homens de Brasília são gentis no trânsito. E só!

- Fora as gentilezas do trânsito, homens de Brasília acham que gentileza é segurar a bolsa da mulher na balada (e não preciso conjecturar sobre como é a mulher que pede pro cara segurar a bolsa dela, né?). Uma coisa que acontece muito aqui: uma mulher chega na mesa e não tem cadeira pra ela. Se ela quiser ficar sentada, que procure uma cadeira sozinha. Não existe essa história do cara ser gentil e ir atrás de uma cadeira pra uma mulher (“Se vira, véi”).
- Homens de Brasília até que são bonitos, mas se acham a "última coca-cola do deserto". Se você paquerar um homem de Brasília, disser que ele é "gatinho" e tal, depois de te dar aquela esnobada (porque eles sempre acham que vai aparecer alguém melhor), eles vão espalhar pros amigos o quanto eles são paquerados e esse vai ser o assunto da semana.

- E para encerrar, já que eu não estou lembrando (por enquanto) de mais algum item, Homens de Brasília que lerem isso vão dizer – em alto e bom som, e com toda certeza – que eu sou uma mal-amada, rancorosa, feminista e lésbica, rs. E vão perguntar por que estou nesta cidade. Respondendo logo: por causa dos Homens de Brasília é que não é...rs. E mais uma vez, é bom frisar: tem muitos homens de Brasília que não são assim e tem também os homens que não são de Brasília! Com a graça de Deus!

Homens de Brasília


Ouço e leio muito por aí os homens falando mal das mulheres de Brasília. Segundo eles, entre outras coisas, elas são frescas, mal-educadas e só gostam de homens ricos, ou seja, se um assalariado com carro popular tentar alguma coisa com uma brasiliense, vai levar uma esnobada daquelas. Bom, creio que haja exagero nessa visão.

E observadas as devidas exceções, quatro anos em Brasília já é tempo suficiente para enumerar as características dos homens daqui. Com a colaboração da Vanessa Montenegro e lembrando de histórias contadas por outras amigas (a maioria vinda de outra cidade também), posso dizer que:

- Se você estiver em qualquer lugar - festa, bar, sala de espera do cinema, exposição, lojas, etc - e um homem vier conversar com você, pode ter 100% de certeza de que ele é de outro estado. Homens de Brasília passam a noite te olhando, e olhando... e você mostra todos os sinais possíveis de que gostaria de conversar com ele, mas não adianta, eles não se aproximam. A não ser que estejam muito bêbados e aí não tem como conversar decentemente com um bêbado.

- Resumindo a informação acima, homens de Brasília não têm iniciativa e sim um medo inexplicável de se aproximar de mulheres que eles não conhecem, tudo porque acham que todas são iguais e são covardes demais para arriscarem levar um fora.
- E, se por um algum fator desconhecido, quase milagroso, um homem de Brasília chegar pra conversar com uma mulher, as primeiras coisas que ele vai querer saber é: onde ela trabalha e onde mora. E caso ela more fora do eixo Asa Norte-Asa Sul-Lago Norte-Lago Sul-Sudoeste, a terceira pergunta imediata é se ela tem carro. Homens de Brasília odeiam dar carona e amigos daqui já me disseram que até chegaram a gostar de tal menina, mas não queriam nada sério com ela porque ela morava em alguma cidade satélite (“Muito longe, véi...”)
- Se você sair pela primeira vez (encontro só vocês dois, nada de turma) com um homem daqui e ele fizer questão de pagar a conta, ele não é de Brasília. Homens de Brasília não pagam a conta, só dividem. E há casos em que eles não ficam nem um pouco constrangidos se a mulher pagar sozinha. Sou totalmente a favor em dividir a conta, direitos iguais e independência da mulher e tal, mas em qualquer outra cidade do Brasil, pelo menos no primeiro encontro o cara faz questão de pagar a conta toda.
- Tem uma pesquisa por aí que diz que Brasília é a cidade onde há o maior número de mulheres solteiras, com nível superior e independentes financeiramente. Alguém pode perguntar: mas se os homens de Brasília adoram as que podem se deslocar sozinhas e dividir a conta, porque elas estão solteiras? A resposta está no primeiro item desta enumeração: Homens de Brasília não têm iniciativa e outra: eles se assustam com as mulheres que têm.
- Pode parecer surreal, mas muitos homens de Brasília não beijam no primeiro encontro, mesmo se estiverem muito a fim (sabe a falta de iniciativa?) Tem até os que não beijam no segundo...e aí quando você desiste, depois de um tempo eles dão um jeito de dizer que naquele dia queriam ter ficado com você. Sinistro!
- Homens de Brasília são capazes de te mandar uma mensagem altas horas da noite dizendo: “estou em tal lugar e pensei que iria te encontrar aqui”. Alguém poderia desvendar esse mistério: se o cara queria a mulher em tal lugar, por que diabos não a convidou para ir a tal lugar?” Sinistro mesmo!

- Homens de Brasília dão grande valor para marcas, grifes, status quo. Antes de assumir um relacionamento com uma mulher, eles vão querer saber se os pais, avós, tios, primos de terceiro grau, o chefe, colegas de trabalho e amigos de infância a aprovariam. E eles não apresentam a mulher pra toda essa gente não. O teste é feio somente e tão somente na imaginação deles.
- Homens de Brasília são previsíveis. Não queira ser surpreendida por eles, porque não rola. Eles são cartesianos, não saem da rotina e não topam fazer programas os quais eles não tenham um conhecimento anterior ou alguma referência. Se você conhece um cara que não é assim, é fato: ele não é de Brasília ou morou muito tempo fora antes de voltar pra cá.
- Homens de fora quando passam muito tempo em Brasília, ficam parecidos com os homens daqui. Como em todos os itens deste texto, há exceções.

Obs: Fotos meramente ilustrativas. Não sou louca de colocar a foto de um brasiliense q. possa ser reconhecido aqui, né?

domingo, setembro 23, 2007

Como você viveria se só tivesse uma semana???


(...) "O motivo da pausa em que durante oito dias ninguém morreu e que começou por criar a falaz ilusão de que afinal nada tivesse mudado, resultava simplesmente das actuais pautas de relacionamento entre a morte e os mortais, ou seja, que todos eles passariam a ser avisados de antemão de que ainda disporiam de uma semana de vida, por assim dizer até ao vencimento da livrança, para resolverem os seus assuntos, fazer testamento, pagar os impostos em atraso e despedir-se da família e dos amigos mais chegados..."
(As Intermitências da Morte - José Saramago.)

Bem, não vou contar muito a respeito do livro que é para não estragar a surpresa de quem queira ler o dito cujo, o qual nem será necessário recomendar, pois seria um recomendação óbvia, visto que eu sou fã desse português. Para resumir, em As Intermitências da Morte, Saramago, com seu jeito irônico de ser, descreve os "perrengues" que um País passa quando a morte, digamos, resolve tirar férias e, depois de meses, decide reaparecer com comunicado lido na televisão, rs. Na passagem citada acima, a morte, querendo ser "boazinha" com os homens, manda entregar pelo correio um cartão, em cor violeta com os seguintes dizeres:

"Caro senhor, lamento comunicar-lhe que sua vida terminará no prazo irrevogável e improrrogável de uma semana, aproveite o melhor que puder o tempo que lhe resta, sua atenta servidora, morte".

Sei que a pergunta é macabra, chata e clichê, mas em geral, só se pergunta o que faríamos se só tivéssemos um dia. Então, pergunto: O que você faria em uma semana que pudesse valer pela sua vida inteira? Como aproveitaria esse tempo que lhe resta?

Ah, e no livro, Saramago descreve alguns casos de como os que tiverem a má sorte se receber o cartão violeta ("que iria tornar-se a mais execrada das cores"). Muito bom!

terça-feira, setembro 18, 2007

"Agora falando sério"


Agora falando sério

Eu queria não cantar

A cantiga bonita

Que se acredita

Que o mal espanta

Dou um chute no lirismo

Um pega no cachorro

E um tiro no sabiá

Dou um fora no violino

Faço a mala e corro

Pra não ver banda passar



Agora falando sério

Eu queria não mentir

Não queria enganar

Driblar, iludir

Tanto desencanto

E você que está me ouvindo

Quer saber o que está havendo

Com as flores do meu quintal?

O amor-perfeito, traindo

A sempre-viva, morrendo

E a rosa, cheirando mal



Agora falando sério

Preferia não falar

Nada que distraísse

O sono difícil

Como acalanto

Eu quero fazer silêncio

Um silêncio tão doente

Do vizinho reclamar

E chamar polícia e médico

E o síndico do meu tédio

Pedindo para eu cantar



Agora falando sério

Eu queria não cantar

Falando sério



Agora falando sério

Eu queria não falar

Falando sério



Chico Buarque

Frase do Dia:

"De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo"


E na próxima encarnação eu quero ser mulher de novo, pra continuar com este senso de realidade e intuição fortíssimos, rs.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Vai entender...



Por que diabos alguns deputados queriam tanto participar da sessão secreta dos outros??? A confusão no Senado hoje, quando deputados queriam entrar no plenário daquela Casa de qualquer jeito. Como diz minha amiga Patchu, tudo para meter o bedelho em conversa onde não foram chamados. Se querem tanto saber como funciona uma sessão secreta para decidir a perda de mandato poderiam abrir processos na Câmara, né não? Réus é que não faltariam...

A foto é de Lula Marques, da Folha Imagem.

É hoje!!!

Que o Senado acaba com esse jogo de cena e será obrigado a tomar uma atitude em relação ao abuso de poder do sr. Renan Calheiros. Peraí, ou não! Não duvido nada que ele seja "absolvido". Pena que vai ocorrer tudo sob holofotes e luzes apagadas, na sessão secreta.

Até o momento, brigas e pontapés já rolaram...dignas de atitudes de pessoas nem um pouco nobres, mas que exigem que assim sejam chamadas.

sábado, setembro 08, 2007

E eu...

ando tão repetitiva, tão cartesiana, tão previsível, tão chata...

Humpf!!

Pois é...

Às vezes me vejo impressionada com as coisas que descubro a respeito de mim mesma...Hoje me dei conta que gosto muito de sucos com leite de soja :)

Tá, e a quem isso interessa?? A ninguém eu sei, mas na falta do que escrever, rs.

E ainda há pouco peguei novamente um dos cds de músicas dos Pumpkins (aquelas que não se encontram facilmente) que o Moa gravou pra mim. Lembro que quando ele me presenteou com os 15 cds, achei um absurdo copiar cds da minha banda preferida (e ele fez isso de propósito sabendo o quanto eu abomino a pirataria, rs), porém, foi um dos melhores presentes que ganhei na vida. Tem gravações de shows ao vivo e algumas músicas que não entraram nos cds oficiais, fora que ele gravou dois que eu não consigo achar facilmente nas lojas.

O que gosto é um que tem músicas que ficaram de fora do magnífico "Mellon Collie and Infinite Sadness". O cd foi lançado depois como uma coletânea chamada Aeroplanes Flies High.

Como gosto do cd inteirinho, não dá pra colocar todas as letras aqui. Então, vai só essa, por enquanto:


BELIEVE

Close your eyes until the sunlight dies
In your head a thousand stars
Thru the darkness you can see love light
And if they steal your life your heart is still in mine
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth there's no other
I want to believe in you dear
On sunday

There's a life I hide
But I try to disguise
And I could take you a million miles away
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth there's no other
I want to believe in you dear
On sunday

I made amends for all my mistakes
May god speed be with you
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth there's no other
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth there's no other
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth, a lover
I want to believe in you and I heard you
Your song, you sing, a truth there's no other
I want to believe in you dear

On sunday
On sunday

I make amends
For all my mistakes
May god speed be with you