sábado, outubro 18, 2008

Das coisas que eu não consigo compreender...

_ Vc já viu Ensaio sobre a Cegueira?
- Sim, duas vezes.
- E é bom?
- Sou suspeita pra falar porque é baseado em um dos meus livros preferidos, de um dos escritores preferidos e do diretor preferido. E eu só assisto a mais de uma vez um filme no cinema se ele for muito bom.
- Eu tava querendo ver, mas minha namorada, que já não gosta de cinema, odeia filme brasileiro.
(Pensei: SOCORRO!)
- Poisé, se não me engano, só tem uma atriz brasileira no filme, e ela é mais conhecida lá for a que aqui.
- Mas o diretor é brasileiro, né? É filmado no Brasil?
- Sim…e é filmado em SP e em outras duas cidades, do Chile e Canadá...enfim, não se pode chamar de um filme brasileiro, creio.
- Hummm…eu quero muito ver.
- E por que não vai sozinho?
- Ah, ela me mata...
(SOCORRO, de novo!)

Outro diálogo:

Mais de um mês depois de estrear o filme.

- Pôxa, ainda não vi Ensaio sobre a Cegueira…
- Oxe, por que não?
- Ninguém quer ir comigo?
- Mas e aquele dia que vc saiu dizendo que tava indo com uma amiga?
- Não deu certo.
- E por que não vai sozinha?
- Ah, odeio ir ao cinema sozinha. Nunca vou sozinha.
(SOCORRO!!!)

Bem, pra começo de conversa, gostei mesmo do filme. E tava esperando pela estreia desde que o Fernando Meirelles conseguiu a autorização do Saramago para filmar. Vinha acompanhando tudo. E geralmente não faço questão de ver filmes no dia da estreia, mas esse fiz questão. E não escondi minha ansiedade de ninguém. Não me considero apta a fazer crítica de cinema, mas posso dizer que o filme é igual ao que eu imaginava enquanto lia o livro. Gostei da dualidade de cores, da fidelidade ao texto do Saramago e me impressionei com o fato de que não sentimos falta dos nomes dos personagens, visto que eles não são nominados no livro.

Sobre os diálogos:

Não gostar de cinema e, pior, odiar filme brasileiro?? Depois eu que sou a chata??!! Fiquei imaginando a cara de nojenta que essa namorada tem…Ops, lembrei que a conheço e realmente tem cara de nojenta, rs.

Perder de ver um filme legal porque odeia ir ao cinema sozinha??? Deus me livre…a vida é muito curta, pra se perder tempo esperando companhia pra fazer algo que se quer muito, como ir ao cinema. Tira pedaço não!

SOCORRO!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, tb amei o filme e olha que não li o livro, rendeu um debate incrível com o maridão. Que bom saber que o filme foi fidedigno ao livro, uma coisa muito difícil. Bjnhs

Anônimo disse...

ir ao cinema sozinho é bom demais. eu adoro!

Ciléia Pontes disse...

Tb gosto e vou numa boa...se tem cia, legal, mas se não tem, tudo bem. Geralmente vou sozinha pq não planejo, simplesmente vou e nem sempre dá tempo de chamar alguém, negociar horário, o filme, a sala...ah, isso é estressante.

Carol, recomendo o livro, assim como O Evangelho Segundo Jesus Cristo e As intermitências das morte, que são os que já li dele.

avelineves disse...

eu assisti o filme e gostei muito.
vale a pena.
ainda levei meu marido que não gosta muito de shopping...e nem de telinha e nem telona..
vai lá...

Pimenta disse...

Não assistí o filme pois ainda não o consegui por aqui(nas pirateiras de beijing)masss,se tu queres gritar socorro, te ajudo!Depois que lí o livro,duas pessoas perguntaram se era bom, eu disse que sim, então o pediram emprestado...Uma devolveu logo,sem ler todo porque repetia muiito!Outra disse que leu todo(duvido) mas não entendeu nada!Help!

Ciléia Pontes disse...

Caramba, ler o livro e não entender nada, é flórida. Deve não ter entendido o jeito do Saramago escrever...não é nada parecido com Paulo Coelho e Sidney Sheldon...rs. Aí complica a cabeça de muitos "leitores".

Valeu pela visita!