quarta-feira, julho 14, 2010

Como fazer uma matéria para um grande jornal

1 – Tenha uma tese na sua cabeça. E faça qualquer coisa para provar que você está certo.

2 – Para isso, tente encontrar ao menos duas pessoas que tenham o mesmo pensamento que o seu, para embasar sua teoria. É aceitável dizer que a opinião dessas duas pessoas é a opinião da maioria.

3 – Se precisar ouvir o outro lado, dê um jeito de distorcer o que o outro lado diz, de tal forma que você consiga provar sua tese.

4 – Se não conseguir entrevistar ninguém, procure no Google.

5 – Meias verdades não são totalmente mentiras.

6 – Invista em títulos e retrancas polêmicas e que chamem a atenção do leitor.

7 – Esqueça a ética. O importante é o “interesse ‘público’ do local onde você trabalha”.


P.S – Lendo as matérias de muitos jornais, isso parece ser exatamente o que, infelizmente, muitos jornalistas fazem. Foi para continuar fazendo isso que muitos jornalistas e as grandes empresas de comunicação foram totalmente contra a criação do Conselho Federal de Jornalismo.

11 comentários:

Anônimo disse...

ESQUECER A ÉTICA, VC É LOUCA?

Anônimo disse...

A pessoa que postou isso não tem ética, essa mulher é louca mesmo

Ciléia Pontes disse...

O nível dos comentários desses anônimos (mostra a cara, pô) mostra como o sistema educacional deste país é deficiente ou como inteligência anda passando longe. Como lidar com quem não entende ironia? Hein, hein, hein?

Matheus disse...

Nossa, péssimo, você seria demitida na hora que esta coisa [sua "matéria"] passasse pela edição!

...
Por isso que novamente é necessário um diploma para ser jornalista. Se não, qualquer Zé Ruela como você pode escrever qualquer besteira falando que sabe como faz sem ter a minima base sobre o assunto.

Anônimo disse...

Isso que ela postou pode ser falta de ética, mas muitas vezes é a verdade. Muitos jornalistas de revistas e jornais fazem isso.

Anônimo disse...

Essa mulher só pode ser louca! O jornalismo é uma coisa séria,busca credibilidade e informação!
#EssaLoucaNãoTemCultura .

Ciléia Pontes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ciléia Pontes disse...

Matheus...eu tenho diploma e sou a favor da exigência dele. Uma pena que vc e os outros anônimos não entendam nada de ironia e não leem jornal. Óbvio que isso não é jornalismo, mas caso vcs ainda não saibam, é o que acontece muito nas redações. Ou vcs ainda acreditam em papai noel?

Unknown disse...

Eles nao sabem o que e ironia! Afff

Adriana disse...

Eu não tô acreditando que as pessoas estão comentando como se ela estivesse sugerindo e não APENAS SENDO IRÔNICA.

Então, achamos aquelas pessoas que ao ler a matéria do portal SENSACIONALISTA fica indignado com as acusações, com a moralidade etc etc...

gnt, eu queria dizer "volta para a escola", mas nem posso. Entender ironia não é exatamente falta de horas/aulas é falta de exercício cerebral, falta de leitura, falta de leitura crítica...

Anônimo disse...

Gente, ela está sendo irônica. Ou seja, não está falando que isso é certo ou que tem que ser feito, mas sim que isso acontece.