quarta-feira, maio 10, 2006

Ah, o Nietzsche...

"- Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia, disse Nietzche.
- Como assim, não oferecer companhia?
- Por não prezarem as coisas que prezo! Às vezes enxergo tão profudamente a vida que, de repente, olho ao redor e vejo que ninguém me acompanhou e que meu único companheiro é o tempo."

(do livro Quando Nietzsche Chorou, de Irvin Yalom, página 304.)

Ah, quando eu li isso, senti como se tivesse recebido um soco no estômago...eita historinha tão conhecida, rs. Quem mais conhece essa sensação?

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu, euzinha!! Olha eu aqui!! rs...

T disse...

A pior solidao eh a solidao acompanhada.
Prefiro a solidao sincera.
********************************
Filha, seu blog eh tao chapadao qto o meu (alias, usamos o mesmo template...) As fguras e os links sao mamao com acucar: quando voce ta escrevendo o blog, em cima da janelinha tem os botoes de formatacao, que nem no word. Lah tem o botao pra mudar a cor da letra, pra botar um link ou postar uma figura! Tenta lah, quero ver uma figura amanha aqui!!!

Anônimo disse...

É verdade, certas companhias não acompanham... Mas a solidão de Nietzsche sempre foi mais cara a ele que qualquer companhia.

A Ana Carolina (filósofa contemporânea... hehehehe) cantou um dia desses: "perder o vazio é empobrecer"... concordo... Mas a gente pode se deixar acompanhar mesmo com o nosso vazio existencial pulsando lá dentro...

Mas no caso do Nietzsche, o cara era deprê demais... O existencialismo exacerbado nele não permitiria que ninguém oferecesse companhia verdadeira a não ser que mergulhasse no mesmo abismo niílico no qual ele vivia afundado...

Não comungo muito com ele não... Deu pra sacar né?

Tá viajei... Foi mal!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Mais uma dele:
"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo" (Nietzsche)

Ciléia Pontes disse...

Huummm, baby...acho q. vc já poderia escrever um tratado sobre ele, rs. Bem, O Nietzsche é dificil de engolir mesmo, mas gosto do q. ele fala sobre a solidão e isolamento. Acho corajoso, mas não significa q. deva ser seguido.

Ah Neurótica...vc num tem idéia da preguiça q. tenho de ir procurar imagens pra colocar aqui...uma vez tentei e me estressei tanto...mas vou criar coragem pra mudar...muito chapado não fica legal mesmo. Valeu pela ajuda!!

Anônimo disse...

Ah.. em alguém momento da vida da gente sempre existe espaço p/ Nietzsche.. bjos

T disse...

Tomou doriu?

Anônimo disse...

Vixe... só o tempo todo.