sexta-feira, janeiro 19, 2007

Algumas músicas que eu não consigo entender


Se encontrasse o gênio da lâmpada e tivesse apenas um pedido a fazer, pediria mais inteligência, muito mais. Quem sabe assim eu entenderia o que certos autores quiseram dizer em algumas canções. Ou gostaria de entender como alguém consegue fazer algo tão piegas, e ainda cantá-las. Como não consegui descobrir os autores, tô citando somente as bandas intérpretes.

A seguir, as pérolas:

"Noite de lua cheia/ Eu vou fazer um castelo de areia/ Um luau na beira da praia/ Pra te encontrar minha linda sereia/ (...)/ É preciso ter fé/ É preciso regar/ Segura essa batida/ Para poder viajar/"
(
Linda Sereia - Manjaro)

* Essa banda é de Brasília, mas com certeza a música foi feita pra uma mulher fora daqui, já que não temos praia. As primeiras quatro estrofes são muito piegas e as outras três...humm...não entendi não! Tem um crítico de música de uma certa revista semanal que diz que os brasileiros, quando fazem reggae, conseguem piorar algo que já é muito ruim. Eu concordo plenamente com ele!

"Anda, enquanto o dia acorda a gente ama/ Tô pronto pra te ouvir aqui na cama/ Te espero, "vâmo" rir de todo mundo/ Neste quarto tão profundo..."
(Palavras de um futuro bom - Jota Quest)

* Nunca vi uma banda pra cantar tantas pérolas quanto o Jota Quest. Só coloco esses três exemplos porque não posso perder tanto tempo (além do que já perco) procurando coisas bizarras cantadas por eles. Na primeira música, não entendo o que o cara quer dizer com "quarto profundo". Que coisa. E outra: onde está a mulher que ele chama pra cama? Será que está vomitando no banheiro depois de dormir com um cara que canta isso?

"Me levantei antes do sol/ Para poder vê-lo surgindo/ Trazendo clara luz/ Iluminando seu sorriso/ Chego com um som suave/ Soprando teu ouvido/ Como brisa da tarde/ Trazendo o céu noturno/ Preso à tua calma órbita/ Quero te ver brilhar no céu/ Uma estrela vermelha num pedaço de papel..."
(
Daqui para sempre - Idem)

* Essa é uma incógnita. Primeiro que nunca vi sol com luz escura. Outra: sacanagem ser acordada tão cedo: "Chego com um som suave/ Soprando teu ouvido/ Como brisa da tarde/ Trazendo o céu noturno"/ Sem dúvida, o cara é um mala. Mas o melhor mesmo é "calma órbita". Como assim???


"Voe por todo mar e volte aqui/ Voe por todo mar e volte aqui...pro meu peito"

(O vento - de quem, de quem de quem???? Jota Quest, claro)

*Essa música é famosa. Critico desde sempre. É uma declaração de amor a uma pombinha? Ou quem sabe é uma águia, como no filme "O feitiço de Áquila"? Estranho, muito estranho!


"Vou com os outros para o abate/ O meu dono vai lucrar/ Seja cedo ou tarde/ Quando isso vai mudar?"
(Brinquedo Torto - Pitty)

* Meu lindo pai era pecuarista. E o verso dessa música só me lembrou as festas que ele fazia na fazenda. Uma vaca era escolhida pra ser abatida e se transformar num delicioso churrasco. Estaria a Pitty se denominando uma vaca???? Olha só, perguntar não ofende, né?

Quando ficar novamente sem ter o que fazer, coloco mais pérolas :)

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida Chata,

Como todo o respeito, você realmente merece a alcunha que carrega, exceto por seu senso crítico, embora exagerado. Refiro-me especialmente à citação da música "Linda Sereia", interpretada pela banda brasiliense "Manjaro", cujo o autor, para o seu conhecimento, é o seu vocalista, Jotapê. Você tem todo o direito de não gostar da música, de achar que a letra é cafona e tal. Ela é apenas uma canção que fala de amor, de fé. Enfim, de sentimentos. Falar de amor por si só é piegas. E ao meu ver, isso é inevitável. A sua análise deixa transparecer que você passa por um momento solitário, talvez pela chatice
aguda que você carrega. É compreensível. O mencionado "crítico", que publicou na revista "Veja" que os brasileiros pioram o que já ruím em termos de reggae (ao se referir a artistas como o Armandinho e demais emergentes do gênero), confessa não gostar do ritmo. E isso, por si só, tira a sua nada provável autoridade musical para analisar o gênero, criticar e etc, assim como você. Enfim, apesar disso, fiquei feliz em constatar a sua citação "honrosa", colocando ainda mais em evidência essa banda tão promissora e, que certamente vai te chatear muito, inundando as rádios do país com o seu som.
Palavras de um fã.

Ciléia Pontes disse...

Hummmm...temos aqui um psicólogo, será?? Hehehe...Fiquei honrada agora. Dada minha imensa pretensão (e a assumo), achei que até tava demorando algum fã vir contestar alguma das musiquinhas. Mas, enfim, Saraiva, agradeço sua visita aqui, porém, agradeço ainda mais por vc ter me lembrado de algo que já deveria ter corrigido quando falei de reggae. Citei de forma errada o cara...ele realmente disse que o Brasil consegue piorar algo q. já é ruim, mas pelo o que eu me lembre, ele tava falando do reggae brasileiro, e não do "legítimo reggae jamaicano". Não odeio o ritmo não, gosto de algumas coisas,entretanto, eu concordo que os brasileiros inventam demais em cima de um som que parece ser tão simples. Bom, mas longe de mim querer ser crítica de música. O que faço é falar do gosto ou não gosto...mas aí, nada que afete bandas consideradas "promissoras".
Sobre o amor ser piegas, concordo com vc, mas vc me deu idéia de um outro post...vou atrás das músicas de amor não conseguiram ser piegas e com rimas que, sabe Deus como, fugiram do óbvio.
Um abraço :)

Ciléia Pontes disse...

Só mais um esclarecimento: quase nunca ouço rádio! Então, se Manjaro conseguir tocar nas rádios tanto quanto Jota Quest, Pitty, Armandinho, ect, não vai conseguir me chatear não...só ouvir falar na banda pq vejo tudo quanto é telejornal, onde a vi cantando a referida musiquinha :)