terça-feira, janeiro 30, 2007

Ah, o amor...bem cantado!!!


O grandioso Oscar Wilde uma vez disse, por meio de um dos personagens mais cínicos, bem-humorados e com apuradíssimo senso de realidade que já conheci nos livros - o lorde Henry Wotton, de O Retrato de Dorian Gray (1891) - que "a 'grande paixão' é privilégio dos que não têm o que fazer". Pois bem, em homenagem àqueles que têm tempo para amar e que, além disso, resolveram compor em homenagens aos seus amados, destaco as músicas que falam de amor e que considero de muito bom gosto.

Como bem me lembrou o leitor Saraiva, o amor é piegas! E, portanto, não vou contestar isso aqui. Ocorre que há muitos compositores sim capazes de compor algo inteligível que, mesmo piegas, até eu consigo entender, apesar de não estar amando como a Baby! Aliás, destaco as músicas em homenagem a todos os apaixonados.

1 - "Não se afobe, não/ Que nada é pra já/ O amor não tem pressa/ Ele pode esperar em silêncio/ Num fundo de armário/ Na posta-restante/ Milênios, milênios/ No ar"
(Futuros Amantes - Chico Buaque)

*
Sei que citar Chico é covardia, já que o cara é um dos que sabem como ninguém como falar de amor. E com um bom gosto que chega a ser insuportável. Só coloco um trecho pra citar a canção, mas ela todinha é linda! "Não se afobe, não/Que nada é pra já/Amores serão sempre amáveis/Futuros amantes, quiçá/Se amarão sem saber/Com o amor que eu um dia/Deixei pra você"

2 - "Então me diga se você ainda gosta de mim/ Porque de você eu gosto/ E isso não pode ser assim tão ruim/ (...)/ Há quanto tempo conheço você/ Há quanto tempo eu ainda vou precisar/ E eu dependo do que eu não entendo/ Eu pretendo apenas que você saiba que isso é meu amor"
(Me diga - Nando Reis)

*
Citar Nando Reis também é covardia. Acho que ele é um exemplo de que como se pode fazer música de maneira simples, sem precisar rebuscar muito (já que muita invenção faz as músicas ficarem esquisitas e aí capaz de eu - e muita gente, mesmo as apaixonadas - não entenderem). Ele não é obcecado pelas rimas e elas aparecem na música suavemente, sem precisar de combinação de ar com ar, eia com eia, ia, com ia e por aí vai...rs.

3 - "O sistema é "maus", mas minha turma é legal/ Viver é foda, morrer é difícil/ Te ver é uma necessidade/ Vamos fazer um filme/ E hoje em dia como é que se diz eu te amo"
(Vamos fazer um filme - Legião Urbana)

*
Ah, vai fazer uma música bonitinha assim lá na casa do ca%$#...Ainda ouço uns "sem-noção" dizerem que Renato Russo fez música para os suicidas. Que absurdo! O cara sabia falar de amor...e muito bem!

4 - "A esperança ainda é presente/ Em todo lugar/ Como a firmeza sincera/ Que existe no teu olhar/ Que me fere/ Trazendo a verdade/ E a verdade é que sou como um barco a esperar"
(Leme Ideal - Essence)

* Essa banda é de Manaus e, se não me engano, não existe mais...pelo menos não a formação original. Segundo informações do Dante, o cara mais pop de lá, o Claudio Neder, um dos autores dessa música e vocalista, já era. Enfim, gosto dessa música... é pop, é verdade (O Amor é Pop), mas prova que não são somente as bandas e autores consagrados que merecem respeito pelas coisas boas que criam.

5 - "Por você eu dançaria tango no teto/ Eu limparia os trilhos do metrô/ Eu iria a pé do Rio a Salvador/ Eu aceitaria a vida como ela é/ Viajaria a prazo pro inferno/ Eu tomara banho gelado no inverno" (Por você - Barão Vermelho)

*
Olha aí como eu sou previsível. Como praticamente todo mundo, eu adoro essa música. Muito fofa!!!! Aliás, Barão é uma banda que sabe cantar boas músicas, sempre com muito bom gosto!

6 - "Quando eu te vi o sonho aconteceu/ Quando eu te vi meu mundo amanheceu/ Mas você partiu sem mim/ E sei que estás em algum jardim/Entre as flores..." (Uma vez mais - Colina)

Pra provar que não sou tão intolerante assim com as músicas breguinhas, principalmente com as que falam de amor. A banda (autora da composição) é de Brasília e canta uma versão incomparavelmente melhor que a versão cantada pelo Ivo Pessoa (que é um bom cantor, mas só me lembra a Angélica, irgh!). A música é triste (realmente lembra a morte e também, um beija-flor, rs), mas faz bem aos ouvidos e vai fazer falta se não for cantada nos shows da Colina.

Pra encerrar, senão passo anos aqui....

"Entre as coisas mais lindas que eu conheci/ Só reconheci suas cores belas quando eu te vi/ Entre as coisas bem-vindas que já recebi/ Eu reconheci minhas cores nela, então eu me vi/ (...)/ E as coisas lindas são mais lindas/ Quando você está/ Hoje você está/ Onde você está/ As coisas são mais lindas"
(As coisas tão mais lindas - Nando Reis)

*
Nando de novo! Mas não sei se ele alguma vez gravou essa música. Ela foi divinamente interpretada pela Cássia Eller (claro), no cd "Com você...meu mundo ficaria completo". Quando se ouve essa música, até parece que tudo fica mais colorido. Realmente "as coisas são mais lindas", hehehe...Que brega!!!!

Bom, essas foram só algumas...Ainda existe muita música boa por aí...

8 comentários:

Anônimo disse...

Gosto do Renato e de quase todo mundo que vc citou. A banda Colina eu já vi tocar lá no Feitiço. É fraca. A música da novelinha então...Hummm. Arc! Gosto é igual...Cada um tem o seu! Mas acho que uma música merece ser citada: Por enquanto. Essa música é a última do lado B do primeiro disco da Legião. Outra que curiosamente também fica na última faixa do lado B do disco V é a Metal Contra as Nuvens. E ela termina paradoxalmente dizendo que ...E nossa história, não estará pelo avesso assim sem final feliz, teremos coisas bonitas pra contar...E até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer. O mundo começa agora. Apenas começamos...

Ciléia Pontes disse...

Oi Saraiva!

Enfim, chegamos num acordo, será? Gosto não se discute, né? Às vezes se lamenta, mas mesmo o lamento não deve ser discutido.
Quando a Legião, eu sou muito suspeita pra falar, assim como sou suspeita pra falar de todos os outros. "Por enquanto" é bonita, mas eu enjoei um pouco. Metal contra as Nuvens é umas das minhas preferidas também. Pode parecer meio louco (ou não já q. a música lembra a idéia média), mas toda vez q. a ouço lembro sempre do livro Don Quixote de La Mancha, do Cervantes. É minha trilha sonora para o livro..assim como tem outras músicas q. me lembram outros livros e até filmes.

Dheysse LIma disse...

Olá!
A postagem é antiga, mas procurando por letras de música achei o seu Chata.com [...] Amei!
Mas enfim, o comentário é sobre essa música, a música Leme Ideal, minha preferida do 1 Cd da Banda Essence na voz inesquecível do meu amigo Cláudio Néder! Ele está em carreira solo, inclusive teve show dele aqui na minha cidade no último sabádo! Que bom, que bom mesmo encontrar a citação dessa letra aqui! =)
Seguindo seu Blog, aproveito e peço gentilmente que siga o meu também: www.jeitolunatico.blogspot.com

Um grande abraço!

Ciléia Pontes disse...

Que legal saber que o Neder ainda toca!!! Ainda ouço aquele primeiro cd da Essence! Visitarei seu blog sim.

Um abraço!

Ciléia Pontes disse...

Que legal saber que o Neder ainda toca!!! Ainda ouço aquele primeiro cd da Essence! Visitarei seu blog sim.

Um abraço!

Ciléia Pontes disse...

Que legal saber que o Neder ainda toca!!! Ainda ouço aquele primeiro cd da Essence! Visitarei seu blog sim.

Um abraço!

Ciléia Pontes disse...

Que legal saber que o Neder ainda toca!!! Ainda ouço aquele primeiro cd da Essence! Visitarei seu blog sim.

Um abraço!

Ciléia Pontes disse...

Que legal saber que o Neder ainda toca!!! Ainda ouço aquele primeiro cd da Essence! Visitarei seu blog sim.

Um abraço!