sábado, junho 24, 2006

"Não tem ninguém que mereça..."


Semana passada, um assunto tomou conta de minhas discussões, com quem quer se seja: falar o que está incomodando...e falar para o responsável pelo incômodo. Me questionaram se isso adiantava - fazer perguntas para esclarecer uma situação mesmo sabendo que o outro pode muito bem (e descaradamente) mentir.

Eu sempre digo que sim. Porque não tem nada pior do que estar em dúvida e remoendo algo que pode nem existir. Mesmo que o outro minta, você se exime de um possí­vel culpa por omissão. O importante é falar e não deixar que te acusem de não ter pedido as respostas, sejam elas verdadeiras ou não...

Outra coisa na qual ando refletindo é sobre o perdão para quem mente com "as melhores intenções", rs. Até que ponto, isso é possí­vel? Como acreditar nas garantias de que o sujeito (ou sujeita)não vai mentir mais. Mania que as pessoas têm de achar que a verdade dói! Dói sim, mas é menos pior que uma mentira bem intencionada.

Nessas horas sempre me faço e faço aos outros a pergunta do deprimido do Nietzsche (ele de novo!): "Quanta verdade você é capaz de suportar"?

6 comentários:

T disse...

Eusou total a favor do vomitar tudo logo. E realmente resolve.
E sabe do interessante? A pessoas que suportam menos verdades, muitas vezes, somos nohs mesmos.
Temos tanto medo da verdade e do efeitoqu ela causara no outro, que nao a revelamos e ficamos com o incomodo pra nao incomodar o tal do outro. Mas o tal do outro na verdade ia amar ouvir o que esta errado pra poder consertar. Pelo menos o meu outro gosta...

Anônimo disse...

...mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira....

Anônimo disse...

Eu tenho mania de postergar o confronto, por uma ou outra razão, até que simplesmente não é mais oportuno fazer a pergunta, ou falar o que incomoda. Questão de "timing".
(Iés, eu tô em casa agora, sei que falei que ia pra área, mas esqueci que tinha lavanderia hoje... sorry!)

Anônimo disse...

Porque mentir é errado? O ato de mentir em si não revela um ser humano odioso. Mentir é um mecanismo de defesa, muita das vezes em relação a intolerância e a intransigência.
Claro que existem mentiras e mentiras...eu acredito que se pode esconder a verdade eventualmente para proteger. Muito pior é quem distorce a verdade com o intuito de ofender ou denegrir alguém.
Por fim, mentir já nasce com o homem, ou quando criança e surpreendidos em traquinagem, assumimos o erro? Mentir, a História já contou, ajudou a salvar vidas. Portanto, a verdade é sempre mais bonita, mas a mentira não é uma barga desprezível.

Ciléia Pontes disse...

Rafael,

Concordo que tem mentiras e mentiras...mas ninguém me tira a certeza de que uma mentira (aquela mentira, mesmo q. bem intencionada) só causa confusão...e das grandes!!! Quis falar aqui das mentiras desnecessárias...daquelas q. não teriam nenhum problema se fossem substituídas pela verdade!

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»