domingo, setembro 30, 2007

Homens de Brasília


Ouço e leio muito por aí os homens falando mal das mulheres de Brasília. Segundo eles, entre outras coisas, elas são frescas, mal-educadas e só gostam de homens ricos, ou seja, se um assalariado com carro popular tentar alguma coisa com uma brasiliense, vai levar uma esnobada daquelas. Bom, creio que haja exagero nessa visão.

E observadas as devidas exceções, quatro anos em Brasília já é tempo suficiente para enumerar as características dos homens daqui. Com a colaboração da Vanessa Montenegro e lembrando de histórias contadas por outras amigas (a maioria vinda de outra cidade também), posso dizer que:

- Se você estiver em qualquer lugar - festa, bar, sala de espera do cinema, exposição, lojas, etc - e um homem vier conversar com você, pode ter 100% de certeza de que ele é de outro estado. Homens de Brasília passam a noite te olhando, e olhando... e você mostra todos os sinais possíveis de que gostaria de conversar com ele, mas não adianta, eles não se aproximam. A não ser que estejam muito bêbados e aí não tem como conversar decentemente com um bêbado.

- Resumindo a informação acima, homens de Brasília não têm iniciativa e sim um medo inexplicável de se aproximar de mulheres que eles não conhecem, tudo porque acham que todas são iguais e são covardes demais para arriscarem levar um fora.
- E, se por um algum fator desconhecido, quase milagroso, um homem de Brasília chegar pra conversar com uma mulher, as primeiras coisas que ele vai querer saber é: onde ela trabalha e onde mora. E caso ela more fora do eixo Asa Norte-Asa Sul-Lago Norte-Lago Sul-Sudoeste, a terceira pergunta imediata é se ela tem carro. Homens de Brasília odeiam dar carona e amigos daqui já me disseram que até chegaram a gostar de tal menina, mas não queriam nada sério com ela porque ela morava em alguma cidade satélite (“Muito longe, véi...”)
- Se você sair pela primeira vez (encontro só vocês dois, nada de turma) com um homem daqui e ele fizer questão de pagar a conta, ele não é de Brasília. Homens de Brasília não pagam a conta, só dividem. E há casos em que eles não ficam nem um pouco constrangidos se a mulher pagar sozinha. Sou totalmente a favor em dividir a conta, direitos iguais e independência da mulher e tal, mas em qualquer outra cidade do Brasil, pelo menos no primeiro encontro o cara faz questão de pagar a conta toda.
- Tem uma pesquisa por aí que diz que Brasília é a cidade onde há o maior número de mulheres solteiras, com nível superior e independentes financeiramente. Alguém pode perguntar: mas se os homens de Brasília adoram as que podem se deslocar sozinhas e dividir a conta, porque elas estão solteiras? A resposta está no primeiro item desta enumeração: Homens de Brasília não têm iniciativa e outra: eles se assustam com as mulheres que têm.
- Pode parecer surreal, mas muitos homens de Brasília não beijam no primeiro encontro, mesmo se estiverem muito a fim (sabe a falta de iniciativa?) Tem até os que não beijam no segundo...e aí quando você desiste, depois de um tempo eles dão um jeito de dizer que naquele dia queriam ter ficado com você. Sinistro!
- Homens de Brasília são capazes de te mandar uma mensagem altas horas da noite dizendo: “estou em tal lugar e pensei que iria te encontrar aqui”. Alguém poderia desvendar esse mistério: se o cara queria a mulher em tal lugar, por que diabos não a convidou para ir a tal lugar?” Sinistro mesmo!

- Homens de Brasília dão grande valor para marcas, grifes, status quo. Antes de assumir um relacionamento com uma mulher, eles vão querer saber se os pais, avós, tios, primos de terceiro grau, o chefe, colegas de trabalho e amigos de infância a aprovariam. E eles não apresentam a mulher pra toda essa gente não. O teste é feio somente e tão somente na imaginação deles.
- Homens de Brasília são previsíveis. Não queira ser surpreendida por eles, porque não rola. Eles são cartesianos, não saem da rotina e não topam fazer programas os quais eles não tenham um conhecimento anterior ou alguma referência. Se você conhece um cara que não é assim, é fato: ele não é de Brasília ou morou muito tempo fora antes de voltar pra cá.
- Homens de fora quando passam muito tempo em Brasília, ficam parecidos com os homens daqui. Como em todos os itens deste texto, há exceções.

Obs: Fotos meramente ilustrativas. Não sou louca de colocar a foto de um brasiliense q. possa ser reconhecido aqui, né?

10 comentários:

Ester Macedo disse...

Hahaha! Muito bom! Muito perceptivo... :oD

Mas muito ruim,né? Que triste, véi. Muito trabalho, né? Que coisa...

Lil C. disse...

Entendo tua frustração e realmente aqui ñ é o melhor lugar pra se relacionar vendo pelo ponto de vista feminino. PORÉM, acho q vc generalizou bastante. Moro aki desde que nasci e felizmente faço parte de uma minoria que não se enquadra da sua escrita. Alguns ainda são livres e agem de acordo com o que sentem e querem sem deixar o medo da insegurança e da rejeição prevalecer. Há ainda alguns amantes empotencial!
Bjuhx!

Ciléia Pontes disse...

Olá, Lil. Claro que há exceções. Já conheci algumas, rs. Mas depois de quase oito anos em BsB, ainda não consigo retirar a maioria dos tópicos relacionados, rs.

Anônimo disse...

Após um dia lotado de trabalho, essa "crônica" serviu para eu me divertir com o texto que tem algum fundo de verdade sobre o "aonde vc mora". Isso vale pra todos, viu?! E, sobre a iniciativa, aqui é o lugar que mais se leva "toco", ou fora, do mundo !!! he he ... Mesmo assim ainda me arrisco ... Beijocas. Robson Eustáquio de Mesquita.

Anônimo disse...

Após um dia lotado de trabalho, essa "crônica" serviu para eu me divertir com o texto que tem algum fundo de verdade sobre o "aonde vc mora". Isso vale pra todos, viu?! E, sobre a iniciativa, aqui é o lugar que mais se leva "toco", ou fora, do mundo !!! he he ... Mesmo assim ainda me arrisco ... Beijocas. Robson Eustáquio de Mesquita.

Kelly disse...

É verdade mesmo, a maioria reage de forma covarde e preguiçosa com as mulheres. Mas também as mulheres de Brasília os deixam mesmo desanimados, são esnobes, chatas e abusam quando o homem é legal e tem boa vontade. Não vou defender os homens, nem condenar as mulheres, mas faltam ajustes a ambos, assim ninguém pega ninguém...rs.

Laysa disse...

Tudo verdade...não tá mentindo, não...Tô pra ver gente mais frouxa do que esses caras de Bsb. Vc pergunta pra ele se é solteiro e ele diz que é. pronto, não passa disso. Então pq raios esses babacas estranham qdo a mulher toma atitude? Se ela não tomar, não sai nada. E outra: Foi aqui que eu tive dois namoros terminados por e-mail, sabe pq? Pq eles não tem coragem de falar pessoamente que não estão mais a fim...simplismente desaparecem e pronto! Falam que te adoram numa semana e na semana seguinte simplesmente somem. Adoração desaparece...kkkkkkkkk...Tá faltando macho de verdade na praça...

Anônimo disse...

Cara, eu sou brasiliense e você descreveu os homens muito bem. Tô solteira faz tempo por causa da falta de iniciativa. Realmente, alguns passam a noite toda te olhando (e te vendo olhar pra eles), mas não movem uma palha. Já me acostumei tanto que se algum cara vem falar eu até me espanto. Mas é raro. Aqui, o esquema é ser amiga do cara ou conhecer os amigos dele pra chegar no grupo. O difícil é entrar no tal grupo, principalmente se tiver muita mulher. Elas já sabem o esquema e cortam suas asas logo, logo. Vamos ter fé ou mudar de cidade, que é só o que nos resta.
Dani

Gustavo disse...

Porra, eu sou um homem de Brasília e achei bem ridículo esse texto, simplesmente pq eu não me encaixo em NENHUM dos itens descritos aí. Não sei que "homens" são esses que vcs estão encontrando, sinceramente. Eu não sou assim e tenho vários amigos que também passam longe desses esteriótipos. Talvez esse seja o perfil geral do tal do "concursado" - perfil disputado por boa parte das mulherzinhas daqui. Mas não da maioria. Pelo menos não é o que eu vejo, definitivamente.

Anônimo disse...

Noooossa! Caracaaa! São exatamente assim! Isso quando elesão olham! E olha nao sou de se jogar fora! Kkkkkkkkkkkkk descreveu meu ex namorado e outros carinhosa que tive o prazer de conhecer! Afff já havia comentado que vou ter que sair de Brasília pra arrumar um namorado!