terça-feira, outubro 02, 2007

Gerúndio: Você está demitido!

Pra vocês verem como o governador do DF, José Roberto Arruda, é "poderoso": ele assinou um decreto proibindo os servidores (especialmente os secretários e os que atendem ao público) de usarem expressões no gerúndio - pra quem não sabe o que significa, basta lembrar de "vou estar anotando sua reclamação para estar sendo enviada pra o setor responsável, que a estará analisando. Quando houver uma resposta, estaremos entrando em contato para estarmos lhe avisando do resultado.

Segundo matéria do Correioweb, o governador decidiu baixar o decreto (número 28.314) por "ter perdido a paciência com alguns assessores que estão sempre “fazendo”, “providenciando”, “estudando”, “preparando”, “encaminhando”. Mas nunca concluem um trabalho ou jamais estabelecem um prazo para a finalização." O governador disse ainda, de acordo com a matéria, que "no meu governo, a variável tempo tem de estar incluída em todas as discussões” e é preciso sempre estabelecer metas e cumpri-las num determinado prazo".

Ou seja: Arruda diz que não quer mais enrolações. É certo que o gerundismo é triste, mas eu me pergunto: desde quando o uso de um tempo verbal vai impedir que um agente público (ou qualquer pessoa com fama de "enrolona") deixe de empurrar as tarefas com a barriga e deixe de dar desculpas esfarrapadas para sua ineficiência???

Eles podem querer usar o tempo verbal no infinitivo, que nem fazem os portugueses, por exemplo: Senhor Governador, estamos a trabalhar nessa obra e cremos que em breve a mesma será finalizada". Ou: Senhor Governador, estamos a providenciar as demandas dos moradores da Estrutural, que não podem sair de casa nem para trabalhar por causa da violência".

Mais engraçado seria o próprio Arruda, anos atrás, dando explicações sobre o escândalo da violação do painel do Senado, na tribuna: Nobres senadores, estive a violar o painel sim, mas estou aqui a chorar por estar arrependido. Perdão! Por essa razão (e não o medo da cassação do mandato e suspensão dos direitos políticos), estou a renunciar!

O jeito vai ser o gerúndio voltar para São Paulo, estado onde as pessoas o adoram...Aliás, é impressão minha, viagem total, ou os paulistas são os que mais usam o gerúndio???

Um comentário:

Ester Macedo disse...

Há, muito boa essa!!!

Agora o título bem que poderia ser: "Gerúndio: Você estará sendo demitido!"