quarta-feira, outubro 24, 2007

Jovens ricos são os maiores consumidores de drogas

Do Yahoo Notícias:

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que jovens da classe A são os maiores consumidores de drogas do País. O economista Marcelo Néri batizou o estudo divulgado hoje de "Droga de Elite", em referência ao filme "Tropa de Elite", de José Padilha. "O retrato é muito semelhante daquele traçado no filme. Quem consome drogas é o garoto de elite, são jovens homens brancos solteiros de alta renda que vivem nas capitais do Sudeste e freqüentam uma instituição privada de ensino: 62% da classe A, com cartão de crédito", disse.

O estudo mostra ainda que apenas 0,06% da população do Brasil declarou consumir drogas. Em valores atualizados, a despesa média com drogas das pessoas que declararam ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) consumir maconha, lança-perfume ou cocaína é de R$ 75 por mês. "Nossa política contra o tráfico enfatiza muito a questão da oferta, e pouco a questão do consumidor, como o filme chama a atenção. É preciso ter alguma política sobre isso, seja a liberação do consumo de drogas leves, seja uma repressão. Acho que estamos no pior dos mundos."

Ele interpretou como "efeito colateral da droga" o fato de o estudo ter detectado, entre esses jovens, alto índice (11,8%) de atraso no pagamento de aluguel e de moradia em áreas onde foram relatados problemas com violência na vizinhança (63%). O perfil do consumidor de droga no País foi traçado com base em dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, de 2003.


Capitão Nascimento é quem tem razão???

3 comentários:

chico macedo disse...

Ciléia,

Sobre a questão do atraso do aluguel especificamente acredito que foi feita uma relação perigosa e leviana. Tem muito inquilino sério com mil outros motivos para atrasar o aluguel. Veja o caso do seu Madruga, por exemplo. 14 meses atrasados e um modelo de trabalhador ("o trabalho não é ruim. Ruim é ter que trabalhar").

Para mim, isso não passa de conspiração de gente "pequena": tipo o seu Barriga. E tenho dito.

Beijo, Chico.

Ricardo Soares disse...

na verdade estava querendo mesmo comentar aqui é o gerundismo do governador de brasília... e te fazer uma pergunta sobre brasília que está em meu blog hj
bj
ricardo

Anônimo disse...

Ciléia

Acredito q se houvesse mais repressão por parte do governo e da segurança pública, as coisas iriam melhorar no país sim.Eu sou a favor de prender qm ta na rua depois das 22h, q nem era na ditadura militar rsrs
Ainda achoq o Brasil tinah q ter controle de natalidade, família com menos de dez salários mínimos não tem direito a ter filhos, se tiver, leva p cadeião!!Crime é por uma criança no mundo sem ter condições de dar o q comer nem o mínimo de educação q um ser humano merece, sem falar de carinho.
Só não existe isso no país ainda, pq qto mais pobre e burro tiver, mais fácil se torna p governantes..
Qto às drogas, só não liberaram o uso de ilícitas ainda, pq é um jeito 'pegar' a classe mais favorecida, classe média a alta, são os maiores consumidores, os caras passam o dia fumando maconha e dormindo, na leseira, nunca teve tantos jovens alienados no país..Só olhar na volta, o q tem de colegas q matam faculdade p fumar maconha..e depois com o emprego, cara só consegue pq tem Qi, não tem o mínimo de competência, aí vem douto arruda e inventa proibição de gerundismos p passar por cima da cabeça da macacada e mostrar q qm trabalha p ele é competente, afs, esse país viu, ou o cara tem um ideal ou ele se corrompe muito mas muito facilmente. Eu adorei a crítica feita no 'tropa de elite', mostrou bem a cara da sociedade hipócrita q eh a brasileira.