quinta-feira, março 30, 2006

Chatice do Dia: Piada sem graça!

Já faz algum tempo que eu deixei de assistir ao Programa do JÔ. Deixei de achá-lo engraçado. Às vezes uma ou outra entrevista ainda se salvam, assim como um ou outra piadinha dele. A série de entrevistas que ele fez a respeito do mensalão poderiam entrar para a história, se não fosse pelo fato de ele ter entrevistado somente os representantes da oposição e aberto pouco espaço para que os governistas pudessem se defender diante de todo aquele escândalo, que ainda se arrasta.

Bem, mas não tô aqui para defender a falta do direito de defesa dos governistas no Programa do JÔ, mas o que me incomodou naquelas entrevistas foi a falta de informação do apresentador. Ele parecia estar totalmente por fora do que estava acontecendo e nem as informações que a produção lhe repassava, ajudaram. Daí ­que as entrevistas não renderam muito pelo lado de informações relevantes e ficaram apenas nas curiosidades (muitas vezes insignificantes) dos convidados.

À parte disso, o que mas me incomoda no programa são as piadinhas com os gordos. Toda vez que o entrevistado é um gordinho é a mesma série de piadinhas sem graça como a do gordo no avião é um problema, gordo não consegue seguir uma dieta porque ele não come menos de 10 pães e gordo com roupa justa é um perigo e etc. O JÔ pode até querer mostrar que ele é bem resolvido com a obesidade dele, mas, sinceramente, acho que aqueles que fazem piada com os seus trocentos quilos acima do peso parecem estar tentando camuflar uma não aceitação de si mesmo e, na incapacidade de fazer algo para reverter isso, se escondem atrás das piadinhas, pra divertir os outros e sentirem-se aceitos.

Ah, eu não sou psicóloga. Esta é uma teoria minha e pode ser que seja totalmente furada, mas eu acho que os gordos que fazem piadas de si mesmo são aqueles que já desistiram de tentar reverter seu estado fí­sico. E, correndo o risco de parecer preconceituosa, digo que em vez de fazerem piadinhas, os que estão acima do peso poderiam sim procurar mudar isso. Não tô querendo fazer claque para aqueles que acham que só os magros são bons e têm o direito de ser feliz, mas todo mundo sabe os perigos da obesidade para a saúde.

Sei que para mim é fácil dizer como é simples emagrecer (porque, por enquanto, eu ainda tenho muita facilidade para emagrecer quando eu acho que devo), mas, com força de vontade, tudo se consegue. Se tiver cuidado com o que come, praticar exercícios físicos, pessoa já terá muitos benefí­cios paraa saúde e auto-estima. E fazer piada de sua própria condição só se estiver muito bem, de verdade, consigo mesmo. Esse pode até ser o caso do JÔ Soares, mas será que é o caso dos entrevistados dele?

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu já vi uma teoria semelhante, em outro contexto. Era essa mesma questão: quem faz piada com algo que não combina com o senso comum social está, na verdade, tentando camuflar a própria insatisfação.
Lembro-me bem dessas entrevistas e até eu, que não sou de ver/ler jornal, era mais bem-informada que o Jô na época.
Parece até que ele convidava os governistas - eles é que não queriam aparecer, recusavam os convites... Sei lá.

Anônimo disse...

Pô invés de ficarem tirando sarro da própria cara, porque não emagrecem?
Foi do dia do mágico gordo?

Moacyr Rodrigues disse...

Talvez o Lula te�a suas met�foras a repeito do Corinthians baseando-se nesses mesmos motivos psicol�gicos enrustidos.

Ali�s, n�o � motiva��o, � desmotiva��o plena com os gamb�s ... hehehehe

Cad� o til que n�o encontro.
Ops, aqui ~ ...